27 setembro, 2006

CDC recomenda triagem sorológica de rotina para HIV


Os US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) acabam de recomendar que a sorologia para HIV e a triagem "opt out" para HIV passem a ser rotina nas instituições de saúde, de acordo com o número publicado em 22 de setembro de 2006 do Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR Morbid Mortal Wkly Rep. 2006;55(RR-14):1-17).

A triagem "opt out´" é aquela em que o médico solicita a sorologia para HIC como rotina, mas o paciente, ao ser informado, pode optar por não fazê-la se assim preferir. Não há necessidade de consentimento informado específico para este procedimento e esta conduta deve incluir os adolescentes. Já os indivíduos com algum risco devem ser testados pelo menos anualmente.

O CDC considera que a AIDS ainda é uma causa líder de morbidade e mortalidade nos Estados Unidos mas que a disponibilidade atual de tratamentos que melhoram dramaticamente os índices de sobrevivência justificam esta conduta.

A meta desta recomendação é aumentar a triagem para infecção pelo HIV em gestantes e em outros pacientes que procuram os serviços de saúde. Considera-se também que mais pessoas tendem a fazer o teste quando ele é feito em todas as pessoas, independente de uma "avaliação de risco".

No Brasil a triagem sorológica pré-natal já é compulsória, então vamos observar se a triagem "opt out" também será adotada em nosso país.

Limites de Decisão: O Índice de De Ritis para Lesões Hepáticas

A Norma PALC 2016 trouxe o conceito de verificação de Intervalos de Referência e com ele a importância central do conceito de " Limite...