20 abril, 2006

NKDEP: O papel do laboratório na prevenção da perda da função renal


O Grupo de Trabalho do NKDEP( National Kidney Disease Education Program - EUA) acaba de lançar o "Creatinine Standardization Program" com a meta de reduzir a variação interlaboratorial da calibração dos ensaios de creatinina e assim permitir que as Estimativas do RFG (segundo a fórmula do MDRD) sejam mais acuradas. O NKDEP também está estimulando os laboratórios a liberarem automaticamente as Estimativas do RFG a cada creatinina sérica solicitada.
Ambos os esforços são parte de uma iniciativa maior do NKDEP no sentido de auxiiar os provedores de assistência à saúde com meios para identificar e tratar precocemente as doenças renais crônicas, de forma a prevenir ou retardar a insuficiência renal.
O "Creatinine Standardization Program" estimula os fabricantes de reagentes a recalibrarem seus métodos de rotina para creatinina de forma rastreável ao IDMS(isotope dilution mass spectrometry) e a trabalharem em cooperação com os laboratórios clínicos de forma a coordenarem a recalibração e a introdução de uma equação para estimativa do RFG revista e apropriada para uso com os novos métodos para dosagem de creatinina com bias "zero".
É extremamente importante que o setor de diagnóstico (laboratórios e indústria) compreendam e apóiem esta verdadeira revolução na prevenção do flagelo da Insuficiência Renal Crônica.
Para saber mais: www.nkdep.nih.gov, também em espanhol.

Nenhum comentário:

Limites de Decisão: O Índice de De Ritis para Lesões Hepáticas

A Norma PALC 2016 trouxe o conceito de verificação de Intervalos de Referência e com ele a importância central do conceito de " Limite...