
Em recente artigo do New York Times publicado em 13 de abril de 2006, chamado "A Crystal Ball Submerged in a Test Tube", lê-se um interessante panorama de uma megatendência em testes de laboratório.
Empresas com fundo em pesquisas em genética e em proteômica estão desenvolvendo testes de valor prognóstico, especialmente no que se refere a câncer e AIDS. Estes testes são muitas vezes validados e comercializados seguindo o modelo da indústria farmacêutica: validação por meio de ensaios clínicos e venda direta para médicos e pacientes. Alguns destes testes são muito sofisticados, custam milhares de dólares e não são cobertos por planos de saúde.
Com exemplo temos o teste ONCOTYPE DX, da empresa Genomic Health. Este teste indica com maior precisão quais as pacientes com tumor de mama que apresentam baixa incidência de recaída e não se beneficiarão de uma quimioterapia. Ao custo de U$3500 dólares a paciente pode evitar um tratamento sofrido que custa U$20.000.
Em uma perspectiva otimista, estes testes representam o começo de uma nova medicina, onde os tratamentos serão personalizados com base nas chances de sucesso. Em uma perspectiva não tão otimista, aumentarão os gastso com saúde e aumentarão ainda mais as desigualdades entre os pacientes, pois passará a haver a categoria dos "sem teste".
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