11 janeiro, 2006

Campanha "Sobrevivendo à Sepse"


Está em andamento a Campanha "Sobrevivendo à Sepse", lançada pela Society of Critical Care Medicine (www.sepsisnet.org). Várias diretrizes para o diagnóstico e tratamento da sepse foram elaboradas e há importantes interfaces laboratoriais (como lactato, PCR, hemocultura, pró-calcitonina e outras).
Através de estudos epidemiológicos e de projeções, calcula-se que cerca de 400 mil brasileiros desenvolvam sepse grave a cada ano com aproximadamente 17% dos leitos de terapia intensiva ocupados por esses pacientes. Em nosso país a situação é particularmente grave , pois temos alta incidência com alta mortalidade (56% no Brasil contra 38% no resto do mundo).
A campanha é mundial e visa reduzir, até 2009, a taxa de mortalidade da sepse por meio da padronização do diagnóstico e do tratamento da doença em unidades hospitalares, além do acompanhamento da qualidade do tratamento por meio de indicadores. O grande desafio é fazer com que todas as diretrizes sejam realmente aplicadas ao paciente. Os profissionais de laboratório, principalmente os que atuam em hospitais, têm uma grande contribuição a dar. A referência brasileira é o Instituto Latino-Americano para Estudos da Sepse (Ilas) - www.ilas.org.br.

Nenhum comentário:

Limites de Decisão: O Índice de De Ritis para Lesões Hepáticas

A Norma PALC 2016 trouxe o conceito de verificação de Intervalos de Referência e com ele a importância central do conceito de " Limite...