22 novembro, 2005

Indicadores Laboratoriais

Uma das questões mais frequentes, dentre as recebidas de nossos assinantes aqui no LABConsult, se refere a indicadores da qualidade. E não é para menos, uma vez que todos os modernos processos de gestão recomendam que o desempenho seja medido e objetivamente avaliado, visando a melhoria contínua. E uma dificuldade é comum a todos os que têm um sistema de indicadores: qual a referência para comparação?
Tivemos uma boa notícia para o setor durante o último Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, ocorrido em outubro de 2005: o lançamento do programa "Indicadores Laboratoriais". Trata-se de uma "ferramenta de gestão desenvolvida por meio da parceria entre a ControlLab e a SBPC/ML, para estimular a melhoria contínua nos processos laboratoriais, contribuindo para o aumento da produtividade, da lucratividade do setor e melhorar resultados operacionais. Dentre suas principais características, estão a comparação das melhores práticas e a geração de dados objetivos, por meio de indicadores mercadológicos, administrativos e técnicos, possibilitando ao gestor do laboratório monitorar o desempenho do seu negócio; avaliar os seus processos; identificar pontos fortes e fracos; identificar oportunidades de melhoria; desenvolver estratégias para crescimento e práticas eficazes; melhorar resultados operacionais."
Sugiro aos nossos leitores, sempre na vanguarda da qualidade, que visitem o site da Control-Lab (www.control-lab.com.br) e busquem mais informações a respeito de como seu laboratório pode participar.

Nenhum comentário:

Limites de Decisão: O Índice de De Ritis para Lesões Hepáticas

A Norma PALC 2016 trouxe o conceito de verificação de Intervalos de Referência e com ele a importância central do conceito de " Limite...